Primeiramente é necessário
elaborar um plano de negócio que permita organizar o escritório e traçar
objetivos estratégicos. Neste plano é importante traçar as estratégias
organizacionais, gerenciais e de marketing.
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Estratégia organizacional – é fundamental organizar a estrutura do
escritório em torno de funções e não em torno de pessoas. Criar um organograma
como funções, hierarquia e divisão de tarefas,
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Estratégia gerencial – podem ser utilizadas duas ferramentas
administrativas que são bastante eficazes no gerenciamento de um escritório. A
primeira é o “ciclo PDCA” que permite planejar, executar, verificar e
realizar ações corretivasininterruptamente nas tarefas do
escritório. A outra ferramenta sugerida é a “Lei de Pareto”, que
proporciona conhecer que ações deverão ser priorizadas para tornar o escritório
lucrativo.
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Estratégia de marketing – na estratégia de marketing, é preciso
definir três objetivos básicos: como captar clientes, como conquistar clientes
e como manter um relacionamento duradouro com os mesmos.
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